Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Unicórnios, o bóson de Higgs e a Penny



Esta semana um amigo meu me indicou o seguinte vídeo:




Trata-se de um trecho de uma edição do programa de TV americano ‘The Atheist Experience’, que discute temas como religião, ética e método científico. Sem ofender a fé de ninguém, devo dizer que o vídeo é hilário. Especialmente pelo final do diálogo, que ocorre mais ou menos assim:
- Você acredita em unicórnios?
- Não.
- Por quê?
- Porque unicórnios são contos de fadas e não foi provado que existe um.

O objetivo deste post não é discutir religião e sim falar sobre algo mais sério: unicórnios. Devo dizer que se você não acredita em unicórnio, como nosso amigo participante do vídeo acima, então você talvez queira reconsiderar a sua opinião. Isso porque arqueólogos norte-coreanos acharam a toca onde teria vivido um unicórnio que pertencia ao rei Tongmyong. Só para constar, caso você não saiba, esse cara foi o fundador do antigo reino coreano de Koguryo, e portanto merece todo o respeito. Segundo os caras, a toca fica no subsolo de um templo da capital, Pyongyang.
A informação foi divulgada pela altamente conceituada e confiável agência oficial de notícias do país. Segundo o texto: “Uma rocha retangular onde estão gravadas as palavras 'Toca do Unicórnio' está diante da toca. Acredita-se que as palavras tenham sido gravadas durante o reino Koguryo (918-1392)”.
Será que unicórnios realmente existem ou existiram? Bem, outro dia um cara me disse que criava um unicórnio invisível na garagem de casa.
Evidentemente, isso não faz o menor sentido.

Falando sério agora. É claro (ou não?) que unicórnios não existem e não passam de um conto de fadas. Bem, o cara o vídeo diz que não acredita na existência deles porque nunca foi provado que existe um. De fato, nunca foi visto um unicórnio galopando por aí a procura de uma virgem para adormecer em seu colo. Mas você pode dizer que nunca ninguém viu o bóson de Higgs (sua existência ainda não é uma certeza)  ou a parceira super-simétrica do bóson Z e nem por isso os cientistas deixam de acreditar neles. (Se bem que notícias recentes puseram em dúvida esse negócio de super-simetria).
Será que devemos deixar de acreditar em unicórnios só porque nunca ninguém viu um até agora? O que torna tais crenças diferentes uma da outra?
Eu te digo: a diferença é que há evidências a favor da existência do bóson de Higgs e poucas evidências a favor da existência de unicórnios. É claro que isso não exclui a possibilidade de estarmos completamente errados e o bóson de Higgs passar de mais um grande engano da ciência e os unicórnios sejam de fato criaturas reais. Talvez eles sejam invisíveis. Ou cor-de-rosa. Ou talvez estejam escondidos. Talvez no Canadá, como sugere o vídeo abaixo:


Ou talvez eu esteja viajando na maionese.
São apenas suposições. A única certeza é que o download de um episódio de uma das séries que eu assisto terminou.
Falando em séries, ontem, 30 de Novembro, foi o aniversário da atriz americana Kaley Christine Cuoco, mais conhecida como Penny da série ‘The Big Bang Theory’. Por isso, parabéns Kaley, os nerd pira!

Kaley Cuoco, os nerd pira!

Não poderia deixar de mencionar o fato que certa vez Penny disse a seguinte frase: “Sou de sagitário, o que provavelmente diz muito mais do que precisam saber”. Sinceramente, isso só diz que você provavelmente nasceu em Dezembro. Ou como disse o Sheldon, “diz que você concorda com a ilusão cultural da massa de que a posição aparente do sol em relação a uma constelação definida arbitrariamente no momento do seu nascimento afeta sua personalidade de alguma forma.”
E eu só mencionei esse fato por que curiosamente o fato de Kaley ter nascido em 30 de Novembro por acaso significa que ela é de sagitário. Isso, evidentemente, não passa de uma simples coincidência. Ou não.
Acho que vou ficar por aqui, já falei demais. Até a próxima e fique atento, nunca se sabe quando toparemos com um unicórnio. Ou com o bóson de Higgs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário